sábado, 23 de março de 2013

CEPVAME - Projeto - Turma 2002 - parte II


Documentário passo a passo

Definir o que é Documentário – buscar com o/a professora de artes, etc.

1ª Parte:
Assistir a um e fazer observações sobre suas características – o faz com que este gênero difira de uma animação, um filme de ficção, etc. Definir a finalidade deste.

2ª Parte:
O tema que você quer abordar e forma como esse tema será abordado. Esse conceito lhe dará uma noção do trabalho e qual caminho percorrer até a conclusão do documentário.
Por exemplo, eu posso ter a ideia de fazer um documentário sobre o lixo. Mas, dentro desse tema, o que eu quero abordar? O comportamento das pessoas que não colocam o lixo na porta no dia certo. Dessa forma, irei falar sobre comportamento. Ou posso abordar a coleta da prefeitura que não é feita em determinada rua. Assim, o viés serão as políticas públicas. É preciso optar por uma forma, pois isso determinará o roteiro que você irá fazer.

É muito importante ter uma estrutura do documentário. As pessoas têm que compreender a narrativa. Escrever um roteiro é como escrever uma história e é preciso prender a atenção do telespectador.
Algumas perguntas básicas orientarão o seu roteiro.
-O que eu quero mostrar?
-O que eu preciso mostrar?
-Que tipos de eventos devem ser filmados?
-Quem ou que tipo de pessoa deve ser filmada?
-Que tipo de depoimento você quer filmar?

3ª Parte:
Realize pesquisas sobre o tema retratado. Colete o máximo de dados possíveis, nomes dos entrevistados, por exemplo, para conter na edição. 
Planeje as suas ações com antecedência. Saber onde vai gravar, marcar com os entrevistados anteriormente, ter o roteiro na cabeça, o maquinário em perfeito estado (teste-o antes de sair para gravar) são algumas ações que irão garantir que você ganhe tempo e tenha sucesso nas filmagens.

É fundamental que você saiba manusear o seu equipamento de filmagem. Ele não precisa ser um equipamento de primeira linha, especialmente em projetos escolares. Hoje, pode-se filmar até mesmo com um celular. Porém, uma boa captação de áudio e um tripé, para a imagem não tremer, são muito importantes para a qualidade de um bom documentário.

4ª Parte:
A edição é uma tarefa importantíssima para na execução de um filme, seja ele documental ou não. Hoje existem softwares gratuitos bastante intuitivos e fáceis de manusear. Você provavelmente terá muitas horas de gravação, será preciso cortar trechos e colocar cenas em lugares diferentes. Durante a edição, você irá fazer um processo de construção poética dessas imagens. Outro ponto chave para na edição é a trilha sonora que auxilia na dramatização do seu documentário.
Observe as informações para você fazer uma boa edição de seu documentário no site educativo 
Escrevendo um documentário produzido pelo Núcleo de Pesquisas e produção Audiovisual em Geografia (NUPPAG).
Depois de pronto, exiba os documentários na escola e, se possível, poste-os no site da Instituição e/ou Youtube.



Pesquisar